sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Manual do bom garupa


Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do motociclismo que é o/a garupa.

Algumas dicas parecem engraçadas, mas quem é piloto sabe que um bom garupa faz toda a diferença na pilotagem. Então vamos lá.

Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência do garupa é pouca :

O GARUPA (masculino) É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal. É brincadeira pessoal!!!

Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e colar nas costas do blusão do piloto.

1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do piloto. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o piloto tem perna curta, ou se a moto está carregada.

2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário ‘engrenar’ a marcha ré.

3. Em movimento, evitar movimentos bruscos, do tipo olhar para trás no final das retas e dizer : “Olha que já não vejo nenhuma moto!” ou "Nossa como eles ainda vem longe!". Ou ainda ficar tentando olhar para o velocímetro. Isso pode desequilibrar o peso da moto.

4. O garupa é o tesoureiro da equipe no que toca ao pagamento de pedágios, estacionamentos, etc. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.

5. Igualmente, é o navegador da equipe.

6. O garupa pode, e deve, ajudar nas curvas, observando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras torna a moto mais manobrável.

7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas pedaleiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.

8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no lugar onde a espinha muda de nome.

9. Não adormecer nunca. Jamais.

10. Nas freiadas e arrancadas deve apoiar-se nos suportes e não no condutor. A não ser se for autorizado!

11. Nas paradas não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra. E muito.

12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação.

13. O garupa está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e expressar a sua aprovação ou reprovação com apertos de joelhos, socos nas costas, etc, etc…

14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.

15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.

16. Nas mesmas circunstâncias acima, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete, os óculos ou o penteado.


Observados todos os itens, agora é só seguir viagem.

MOTO CLUBE IRMÃOS DO ASFALTO


Um comentário:

  1. gostei das instruções
    mas esse presidente está muito engraçadinho,
    não é Alisson?

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