quinta-feira, 27 de maio de 2010

Motocicletas: solução ou problema?

É incrível, mas, como mencionei no editorial anterior, a maioria das autoridades brasileiras enxerga a moto como um problema. É um tremendo contrassenso, conforme estamos provando em mais uma reportagem da nossa campanha "Sim à Motocicleta", nesta edição. Além do mais, uma das alegações que mais ouvimos é o caso da poluição. Várias emissoras de TV e rádio ainda divulgam a informação de que a moto polui mais que o carro, totalmente desinformados e desatualizados.

Hoje em dia, com a nova regulamentação do Promot 3, as motos têm os mesmos limites de emissões de poluentes (Nox, CO, e HC) dos automóveis, com o Proconve. Contudo, eles nunca mencionam que as emissões de CO2, causadoras do efeito estufa, são amplamente menores. Apenas para exemplificar, na média, um automóvel a gasolina emite até 4 vezes mais CO2 que uma moto e, um carro flex abastecido com álcool expele 3,5 vezes a mais. Ou seja, chega de querer denegrir as motocicletas nesse sentido, primeiro, se informem a respeito.

Em contrapartida, na Europa, os governantes estão cada vez mais incentivando o uso das motocicletas, apesar de terem um dos melhores transportes públicos do mundo. Com a introdução da equivalência B-A1 (motoristas habilitados para carros podem dirigir motos até 125 cm3), na Espanha, verificou-se por meio de um estudo que, um incremento de 6% na utilização das motos, proporcionou uma queda no uso de carros e ônibus na ordem de 100 000 horas. Na França, onde essa equivalência também existe, muitos imaginavam que o número de acidentes aumentaria, em função da falta de prática dos usuários de carros sobre as motos. Contudo, uma pesquisa revelou que a sinistralidade havia diminuído 8%, calando os pessimistas. Leiam a reportagem "Sim à Motocicleta" e confiram os resultados.

Espaço para estacionar
Creio que o mais importante e o que devemos destacar é o quanto poupamos em tempo e dinheiro, além de contribuirmos para o meio ambiente, quando utilizamos uma motocicleta. Outra informação interessante é a quantidade de motos que pode-se estacionar em uma vaga de carro. Ou seja, se pensarmos que a média de ocupação de passageiros é de 1,3 pessoas por auto, seis cidadãos de motos, podem parar seus veículos em uma mesma vaga. A motocicleta, como meio de transporte, desafoga o trânsito, por ocupar menos espaço nas ruas, e resolve o problema de estacionamento nas grandes cidades. SIM À MOTOCICLETA!



NOTA DO BLOG:
Esta é uma discussão que vai longe. Sabemos que o nosso trânsito, nossas ruas e rodovias, muitas vezes não são parceiros(as) ideais para nós (motociclistas). E também sabemos que por esses e outros motivos, ficamos mais seguros dentro de um automóvel do que em uma motocicleta. Mas, com certeza, com o uso consciente e responsável da motocicleta, estes riscos são reduzidos. Uso de equipamentos de segurança (capacete, luvas, calçado fechado, etc.) e manutenção da motocicleta são itens que não podem ser dispensados pelo motociclista.

O
MOTO CLUBE IRMÃOS DO ASFALTO diz: SIM a Motocicleta!

Versículo do dia


"E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem."


- LEIA A BÍBLIA -

terça-feira, 25 de maio de 2010

Versículo do dia


"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
(Mateus 6:33)



- LEIA A BÍBLIA -

Coisas que todos motociclistas e motoristas deveriam saber



A Motorcycle Safety Foundation, fundação norte-americana para a segurança das motocicletas, existe desde 1973 com o objetivo de tornar as ruas e estradas dos Estados Unidos mais seguras para as motocicletas. Mantida pelos principais fabricantes do setor de duas rodas, a fundação, conhecida pela sigla MSF, oferece cursos para motociclistas e instrutores de moto escolas, além de promover campanhas para o público em geral.

Como o mês de maio antecede o verão no hemisfério norte, quando os motociclistas tiram suas motocicletas da garagem, a MSF o elegeu “o mês de cuidado com as motos”.
Porém, diferentemente de nossos governantes que preferem proibir a educar, a fundação elaborou um guia para alertar os motoristas de que as motos estariam de volta às estradas.

“É fato que os motoristas de carro e outros veículos são os culpados da maioria dos acidentes que envolvem motocicletas e outros automóveis”, afirmou Tim Buche, presidente da Motorcycle Safety Foundantion. “Justamente por isso decidimos criar essa campanha mirando os motoristas. Temos informações que podem salvar sua vida esteja você atrás de um guidão ou de um volante”, completou Buche.

Tanto que, a MSF criou o site www.forcardrivers.com (para motoristas de carro) com dicas de segurança, vídeos e outros recursos para ensinar os motoristas como interagir e respeitar as motos no trânsito.

Além do vasto material disponível – em inglês – a MSF elaborou diretrizes para os motoristas. São 10 coisas que todo motorista de carro, ônibus e caminhão deveria saber sobre as motocicletas. Claro que o trânsito nos Estados Unidos é bem diferente da nossa realidade, porém algumas dicas são universais. Não se trata de determinar quem está certo ou errado. Pelo contrário. O objetivo é um só: evitar acidentes. Leia e pense a respeito.

1: Dados indicam que mais da metade dos acidentes fatais com motos envolvem outro veículo. Na maioria das vezes, o motorista e não o motociclista está errado. Há infinitamente mais carros, picapes e caminhões do que motocicletas nas ruas. Alguns motoristas simplesmente não reconhecem a motocicleta – eles a ignoram (geralmente, sem querer)

2: Devido a sua menor dimensão a motocicleta pode facilmente ficar escondida nos “pontos cegos” dos carros, como a coluna da porta e do teto. Ou pode ainda ser confundida com objetos ou ficar disfarçada em fundos como árvores, cercas etc. Portanto, preste bastante atenção e olhe duas vezes antes de trocar de faixa ou entrar em um cruzamento.

3: Uma motocicleta pode parecer que está mais longe do que realmente está. Também pode ser difícil determinar a velocidade de uma moto. Quando for virar ou entrar em uma pista, considere que a moto está mais perto do que parece.

4: Muitas vezes os motociclistas diminuem a velocidade simplesmente reduzindo as marchas ou tirando a mão do acelerador, portanto não acionam o freio e a luz de freio não se acende. Mantenha distância segura da moto a sua frente. Em cruzamentos, considere que motociclistas podem reduzir a velocidade a fim de evitar acidentes.

5: Motociclistas frequentemente ocupam uma posição na faixa de rolagem para serem vistos mais facilmente ou para evitar sujeira da pista. Entenda que os motociclistas ocupam espaço na faixa com um propósito, não para serem folgados ou para se exibirem. Se a moto estiver no canto não divida a faixa de rolagem.

6: Luzes indicadoras de direção, as setas, não se desligam automaticamente nas motos, portanto alguns pilotos (principalmente iniciantes) algumas vezes se esquecem de desligar as setas depois de uma curva ou de uma mudança de faixa. Antes de se antecipar, tenha certeza que a seta da moto indica a direção que ela vai seguir.

7: Maneabilidade é uma das melhores características das motos, principalmente em baixa velocidade e em vias bem pavimentadas, mas não espere que a moto seja sempre capaz de desviar do seu caminho ou sair da sua frente.

8: A distância de frenagem de uma moto é praticamente a mesma de um carro, porém pisos escorregadios tornam a frenagem complicada em motos. Mantenha distância segura
atrás de uma moto porque nem sempre o motociclista pode parar de uma vez.

9: Quando uma moto está em movimento, veja além da motocicleta – veja a pessoa que está por baixo do capacete, pois pode ser seu amigo, seu vizinho ou até um parente seu.

10: Se um carro colide em uma moto, bicicleta ou pedestre pode causar sérios danos e até a morte. O motorista que causou o acidente provavelmente nunca se perdoará por isso.



segunda-feira, 24 de maio de 2010

Versículo do dia


"Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra."
(Salmos 24:8)


- LEIA A BÍBLIA -

domingo, 23 de maio de 2010

Visitas

O Moto Clube Irmãos do Asfalto neste sábado dia 22 de Abril Visitou todas as cidades pertencentes ao campo de Patu, com o objetivo de divulgar o II Jantar dos Namorados que esta sendo realizado pela UMADEP (União da Mocidade da Assembleia de Deus em Patu). Saimos por volta das 9:00h da manhã em Direção a Almino Afonso em seguida passamos por Lucrecia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins, Serrinha do Major, João Dias Voltando em direção a Rafael Godeiro, Olho d'agua e Messias Targino e voltando para Patu. Chegamos em Patu por volta das 13:30h foram 4 horas e meia de viagem mais agradecemos a Deus por ter nos levado e nos trazido em paz, e pelos livramentos que nos deu no decorrer da viagem.

Por motivo da conexão da internet não conseguimos postar as fotos mais logo mais estaremos postando todas as fotos que tiramos em nossa viagem.

MOTO CLUBE IRMÃOS DO ASFALTO

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Convite


O departamento de Mocidade da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Patu – RN, tem a honra de convidar a população Patuense e de toda região para Participar do II JANTAR DOS NAMORADOS EM PROL DO CONGRESSO DE MOCIDADE (QUE SERA REALIZADO EM NOVEMBRO), o jantar será realizado no dia 12 de Junho do ano em curso, na ocasião estaremos comemorado o dia dos namorados.

Teremos a presença de atrações como: no louvor (Grupo Shalon/Patu e cantores Locais; Apresentação de peça teatral com o Grupo Elion/Patu e apresentação do Grupo de Gestos/Patu). Haverá também Sorteio de um celular e vários Brindes.

Colabore conosco com esse evento, pois ele será realizado com o objetivo de ajudar na realização do XV CONGRESSO DE MOCIDADE DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM PATU.



Interessados em comprar as senhas Procurar os Jovens da Assembleia de Deus ou Pontos de Venda

- NIXON VARIEDADES - AV. LAURO MAIA;

- ALVES E ALVES INFORMATICA (COM ISAK ALVES) - CENTRO;

- CANTINHO DOS CRENTES (ELIOSVALDO) - PRÓXIMO A ALUÍSIO DUTRA;

- SALÃO DE BELEZA DE PAULINHA - EM FRENTE A BOATE PÂNTANO.


Ou entrar em contato com a Direção do Moto Clube Irmãos do Asfalto no cel. (84) 99307178 / 99408980 Falar com Alison ou Isak.

Agradece, a Direção da Mocidade na pessoa de Salatiel Belo e Claudio Rosa



segunda-feira, 17 de maio de 2010

Desculpas

Pedimos desculpa aos nossos caros leitores pelo tempo que passamos sem postagens. Voltaremos a postar materias do Motoclube e relacionadas ao motociclismo. O Motoclube Irmãos do Asfalto agradece a compreenssão.